terça-feira, 20 de novembro de 2012



Na grande São Paulo na avenida Paulista, encontramos os índios do Equador fazendo show e divulgando seu trabalho,   “SUMAJ    JNTJ    NÂN”, são vários CDs  gravados.
O irmão mais velho, Luiz Sinchico, começou  à  aprender tocar com 8 anos e ensinou os outros dois irmãos: Javier e John.

Em meio a tanto agito dessa grande metrópoles, não se admira ver as pessoas passando apressadas ,  a impressão  que se dá , é que nem  percebem a diferença e o contraste entre a dança e o som dos músicos  com o  som dos carros que passam pelo avenida Paulista, mas é claro que  muitos   param   para apreciar esse espetáculo , que não é tão comum  por aqui.Conversei  com  Janeth ,  que ajuda nas vendas dos CDs, ela nos conta como vivem na tribo “companhia”, eles ainda mantem suas tradições , os homens saem para caçar em grupos , as mulheres cuidam dos afazeres domésticos a das crianças.

Fazem cerimônias,  rituais com muita dança e música, pintam o corpo em rituais e eventos e as crianças desde pequenos são treinados para as atividades  que   deverão desempenhar quando adultos.Os índios estão sempre integrados a natureza .Coral Câmara que estava comigo perguntou a Janeth se os   índios lá no Equador também sofrem descriminações e maus  tratos, ela disse que sim, que também lá os índios são tratados com descaso e falta de respeito.Aproveitando esse momento,  quero lembrar que mesmo com as  repetições por parte da ONU sobre os direitos dos índios, hoje eles estão ainda sendo mortos. Na minha opinião o  caso de desrespeito começou já faz muito tempo, desde  época em que aqui surgiram os portugueses , registrado no dia 22 de abril de 1500.

O descobrimento do Brasil refere-se ao descobrimento por parte dos português , pois aqui no Brasil já era habitado por vários povos indígenas.
Cerca de 400 mil índios ocupam hoje o território brasileiro em reservas indígenas e está protegido pelo governo, mas será que está tão protegido  assim ?
Hoje no Brasil os índios estão sofrendo ameaças, são grandes os ataques dos índios durante a Obra da BR – 114.
Os índios só estão tentando defender suas aldeias que estão sendo bombardeadas e eles correm o risco de entrar no rota de serem  extintos.
O homem não tem consciência do que está acontecendo com nossos planeta, nossas matas estão sendo  cada vez mais devastadas e estamos polindo os rios mais e mais...grande  é a ganancia do ser , em busca de ter mais e mais poder e dinheiro.
É necessário ser apurada os faros  e que a verdade  prevaleça e que não termine como sempre as coisas,  em uma bela pizzada.

http://www.youtube.com/watch?v=TS_NxwJaM_Y&feature=youtu.be


Fotos na Avenida Paulista em São Paulo.




























http://www.youtube.com/watch?v=TS_NxwJaM_Y&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário